Receita do bolinho de banana + o início dessa história de amor

25 janeiro, 2017


Antes de tudo quero esclarecer a importância do senhor bolinho de banana.
Fato 1: minha mãe não gosta de bolo de banana, logo, eu nunca tinha comido na minha casa nem me lembro de ter comido na casa de ninguém. Fato 2: comi o primeiro bolinho abençoado quando uma miga que morava comigo fez há uns 2 anos atrás e amei. Fato 3: ano passado fui numa visita técnica que era muito boa, mas além disso teve um coffe… que tinha um bolo de banana… que era o melhor bolo do mundo. Fim.
A partir daí resolvi admitir que euzinha sou muito fã de bolo de banana assumidíssima e almejo conhecer várias receitas de bolos de banana de diferentes tipos e chegar no mais perfeito de todos (não sei ainda qual é).
Dadas as circunstâncias vamos a essa primeira receitinha que é assim:

Ingredientes
  • 2 bananas médias (ou 3 pequenas) meio maduras
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de café rasa de canela em pó
  • 1 colher de café rasa de bicarbonato
  • 1 colher de café rasa de essência de baunilha
  • 1 colher de café rasa de fermento
  • 1 e ½ xícara de açúcar
  • ½ copo de iogurte grego (ou natural)
  • 1 barra de chocolate (150g) picada em pedaços bem pequenos


Pra fazer a massa -sem o chocolate- coloque tudo no liquidificador começando pelos líquidos, depois bananas, depois farinhas e coisas em pó e por último o fermento. Bata tudo até ficar homogêneo.
Em outra vasilha, pique o chocolate bem pequeno, bem pequeno é: pegue o quadradinho da barra e divida em 4 ou mais, sim, que preguiça. Aí, adicione a massa de bolo nessa vasilha com o chocolate e mexa devagar só pra dar uma misturada.
Coloque tudo numa forma untada daquela pequena (22x10cm) e pode colocar pra assar no forno pré aquecido a 180ºC (tem que colocar o C de Celsius ou só a bolinha? Fica o questionamento).
O meu demorou 30, 40 minutos pra ficar bom, mas é aquela coisa, coloca o garfo, vê se sai limpo, vê se tá doradin e boa.



Observações:
1 - Usei farinha de trigo integral e açúcar demerara porque sou dessas muito fitness (e porque era o que tinha) e deu bonitinho;
2 - Manteiga é margarina às vezes? É sim.
3- Why bicarbonato? eu me perguntei, e descobri que:
O fermento em pó e o bicarbonato de sódio são produtos químicos, utilizados em bolos e biscoitos, e tem função de dar volume e leveza à massa. Os dois liberam dióxido de carbono que nada mais é do que gás carbônico, cujas bolhas fazer a massa crescer.”
Obrigada escola do bolo pelo aprendizado de hoje.

Considerações finais:
Ficou muito bom, migos aqui de casa amaram e amore também, porque sim fui dessas que levou o bolo numa trip de 200 km pra ter a opinião do maior crítico que eu respeito.
Eu enfatizei tanto picar o chocolate porque alguns quadradinhos eu só dividi no meio, aí no meio do pedaço ele não derreteu e ficou um pouco menos bom, embora fosse chocolate então  ta tudo bem <3


PSfinal: ques foto torta, e na hora eu tava me achando a própria fotógrafa profissional de alimentos haha

6 comentários :

  1. Antes de mais nada, quero dizer que amei as fotos da sua receita. Dá vontade de entrar nessa vasilha e fazer a festa, pela mor! Haha

    Eu amei a receita e parece ser muito fácil de fazer (como eu gosto), mas deixa eu alcançar os meus 4kgs a menos que ela não me escapa!

    Beijos, babe

    supimpagirl.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada! E é bem simples, faça sim e me conta se gostou! beijo :)

      Excluir
  2. Olá! Queria dizer que conheci o seu blog a partir do grupo do facebook ORGBlog(ando) e já amei! fiquei muito tentada a abrir o link porque sou fãzona de bolo de banana, mas sempre o que os outros fazem e acredita que nunca tentei fazer a minha própria receita? Vou salvar essa porque a combinação banana + chocolate parece o paraíso pra mim haha.

    Beijos~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adiei começar a fazer bolos um bom tempo, mas te garanto que vale a pena, é super simples e com chocolate fica maravilhoso hahaha

      Excluir

Made With Love By The Dutch Lady Designs